terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ser Feliz Melhora Nossa Vida

                        Solange Gardesanï Luz




Sermos felizes nos deixa com mais qualidade de vida. Cientistas de vários países estão pesquisando como esse estado de felicidade acaba deixando o ser humano mais saudável e disposto para seu dia-a-dia.

Somos uma onda de repercussão; se estamos bem repercutimos esse bem estar; mas se não estamos, também repercutimos. É simples: quando estamos felizes conseguimos olhar tudo sob um prisma mais positivo e percebemos as saídas para as nossas dificuldades com mais clareza e equilíbrio; porém, se não estamos felizes acabamos vendo cada situação pelo seu lado mais difícil e pessimista e focamos nossa energia no problema, o alimentamos e ele acaba ficando mais complicado e difícil a cada momento.

Neste momento em que a grande massa é envolvida pelos meios de comunicação que criam novos comportamentos, novas necessidades, vendem a imagem de que ser feliz é estar na moda, é ter determinados padrões físicos de beleza e é ser bem sucedido, acaba levando a maioria a ter um enorme número de insatisfações, tristezas por não poderem ter determinados bens, não terem relacionamentos afetivos satisfatórios e acabam gerando as doenças do momento. Entre elas, uma que está em pleno crescimento é a depressão.

Mas ser feliz é muito mais do que ter isto ou aquilo. Na realidade, é ser uma pessoa que descobre e utiliza suas habilidades, dons e talentos; é perceber o que lhe dá prazer e aplicá-lo ao que deve ser feito. A espiritualidade também ajuda nessa questão: pessoas que acreditam em algo maior – Deus - ficam menos doentes e despertam o seu potencial de autocura. O mesmo se dá quando colaboramos com o outro. Buscar o autoconhecimento é um grande passo para perceber nossas habilidades, nossos anseios e também nossas dificuldades. É claro que temos dificuldades, porém se as utilizamos como aprendizado e crescimento, e não como castigo, sairemos delas com mais facilidade.

Esse autoconhecimento necessário pode ser adquirido através das terapias complementares, das artes, dos esportes e dos hobbies. O fundamental é ter reservado um período especialmente para você desfrutar do seu melhor.

As empresas que se preocupam com a qualidade de vida, com a espiritualidade (entenda aqui como servir ao próximo), estarão à frente de sua concorrência; afinal, funcionários mais felizes produzem mais e melhor. Um funcionário feliz é aquele que é um ser humano feliz, com auto-estima, que tem seu autoconhecimento estimulado e que sente prazer em suas atividades.

Na mesma linha de pensamento, um ser humano feliz será um cidadão mais feliz, um amigo mais feliz, um parente mais feliz, uma pessoa que possui qualidades e defeitos mas que se motiva com atividades que lhe dão prazer, seja um hobby ou não, se gosta e se ama, acredita em algo maior, trabalha sua flexibilidade e está disposta a quebrar velhos padrões que não servem mais.

Ser feliz é tudo que se quer e quanto mais melhor, é claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário